I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

domingo, 11 de março de 2012

Missões: grande é a seara.


Por Marcos Silva
Hoje em minha congregação uma irmã que recentemente esteve no Acre, mais precisamente na região dos Ribeirinhos falou um pouco das experiências vividas no período em que esteve lá. O que mais me chamou a atenção do relato, fotos e vídeos apresentados foi a dificuldade daquele povo em receber as boas novas do evangelho, tanto nas comunidades em terras brasileiras como as comunidades peruanas situadas naquela região. Temos notícias de várias outras denominações e projetos inter-denominacionais  voltados para missões nos Ribeirinhos, mas mesmo assim “a seara é grande e poucos os ceifeiros”.
Diante de tanta dificuldade apresentada quero trazer à reflexão: Se vivemos em um país que dizem que é evangélico, temos liberdade religiosa, somos compelidos por nossos líderes a ir por todo mundo e pregar o evangelho, porquê então é tão difícil alcançar aquelas vidas?
Talvez seja porque os líderes em seus corações trocaram o versículo 15 de Marcos 16 que diz: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, por “Ide pelo seu bairro e fundai uma igreja”.
Não é difícil vermos discrepâncias como igrejas na mesma rua e de frente uma pra outra, quando não até ao lado. Tenho que ser franco, você pode me trazer mil argumentos que não vou entender.
Andei reparando que essas atitudes de fundar igrejas em locais já evangelizados não advêem de igrejas sérias, admito que quando digo sérias me refiro às históricas, independentemente de eu concordar ou não com algum tipo de doutrina, sejam elas batistas, presbiterianas, congregacionais, metodistas e algumas assembleias de Deus. Quanto às outras prefiro não comentar, talvez por não conhecer a fundo e cada uma delas tenhas suas peculiaridades. Tal aberração ocorre porque muita gente se acha vocacionado para o ministério pastoral, não obtendo sucesso ao ser eleito a pastorear alguma igreja, se vê compelido a abrir a sua própria igreja, seja motivado por ter sido preterido por outro, ou por não concordar com a doutrina.
          Ah como bom seria se todos que se achassem vocacionados se dispusessem a evangelizar nos lugares ermos da vida, tal como Ribeirinhos, e dedicassem sua vida ao serviço missionário tal como o apóstolo Paulo nos ensinou com sua própria vivência no evangelho. Como diria o grupo estratagema de Deus: “Ninguém quer comer mel no deserto vestindo pele de camelo”.
          Certa vez um cantor gospel disse a seguinte frase em um culto na igreja em que congrego: _”Deixei um ótimo emprego na Petrobras pra viver do evangelho, hoje o Senhor me abençoa com minhas apresentações, vendas de CDs e direitos autorais”. Analizando essa frase pensei comigo: Quero ver ele viver pro evangelho, se dar pelas almas e não beneficiar-se das almas.
         Cabe analizar, será que uma igreja nos Ribeirinhos traria um bom salário para o pastor? Será que a receita da igreja seria suficiente pra mantê-la bonita e bem equipada? Basta que levemos em conta que cada alma ali é preciosa para Deus, e o restante Ele mesmo há de prover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.