I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Perseguidos por pregar a verdade

"Temos achado que ESTE HOMEM É UMA PESTE e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo, e o principal defensor da seita dos nazarenos."
(Atos dos Apóstolos 24: 5 - Paulo perante o tribunal do governador Félix)

          O apóstolo Paulo foi odiado e perseguido tanto pelos Judeus como pelos Gentios. Pelos Judeus foi perseguido porque ele lhes testemunhava que Jesus era o Cristo; eles o contrastavam e blasfemavam quando o ouviam falar acerca da morte do Senhor Jesus e da sua ressurreição. Em Damasco, como Paulo lhes demonstrava que Jesus era o Cristo, eles "deliberaram entre si matá-lo. Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo" (Atos 9:23,24), o qual escapou das suas mãos porque os discípulos "tomando-o de noite, desceram-no pelo muro, dentro de um cesto" (Atos 9:25). Em Jerusalém, os Gregos, com os quais ele discutia, "procuravam matá-lo. Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia, e o enviaram a Tarso" (Atos 9:29,30). Também em muitas outras cidades, como Antioquia da Pisídia, Icónio, Listra, Tessalónica, e Beréia o apóstolo Paulo foi perseguido pelos Judeus desobedientes e tudo isto por causa do Evangelho que ele anunciava. Ele desejava o bem dos Judeus porque desejava que eles fossem salvos, enquanto eles procuraram o seu mal porque não suportavam a Palavra da graça que ele pregava.
         
          Tal passagem me serviu de alento quando num passado não muito distante sofremos algumas represálias por tratar de alguns estudos na Escola Bíblica Dominical, assuntos já até postados aqui como DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO, VERDADES SOBRE O NATAL E RIFA NA IGREJA. Tais assuntos geraram polêmicas a ponto de sofrermos perseguição na própria igreja, não muito diferente do que acontecia com o apóstolo Paulo, que afinal foi perseguido pelos próprios judeus.

          Nunca imaginei que tais estudos causariam tanto contrangimento, tanta repercussão, nem que de uma forma branda e serena, feita com as palavras certas, seria convidado a procurar uma outra congregação. Mas enfim, isso não me abala, todo o novo testamento me faz refletir o tempo todo o quanto sofrerão os que proclamam e verdade, portanto meu compromisso é com Cristo e não com líderes, doutrinas ou denominações, sendo assim sigo pregando a palavra nua e crua, sem rodeios ou subterfúgios para agradar a vontade humana. Há quem diga que Jesus não é tão complicado como se pinta, dá até a entender que o Jesus de hoje é mais liberal. Em parte concordo pois Jesus não é complicado, Jesus é sim sim, não, não, e não vejo complicação em entender o significado desses dois advérbios. Se eu estiver errado em minhas convicções tenho certeza que o próprio Espírito Santo me abrirá os olhos. O que entristeceu à época foi o fato de não ter nos chamado em particular e exposto o que tanto incomodava, de preferência que discutissemos à luz da palavra, mas a prepotencia, altivez e autoritarismo falou mais alto e na presença de alguns irmãos entre alguns diáconos, como quem queria dizer bem alto "aqui quem manda sou eu". É compreensível a divergência de idéias, mas o que machucou foi a forma como foi tratada.  Perdoei com o amor de Cristo, mas esquecer frases como: "Existem outras igrejas que compartilham o mesmo pensamento de vocês" e Temos que sintonizar com a visão ministerial da liderança", isso leva um tempo.
         
          Agora deixando de lado esse breve desabafo, quero dizer que já está patente aos nossos olhos os tempos difíceis em que o evangélho é pregado para agradar aos homens, já são raros os crentes como os de Beréia. Perseverem na sã doutrina sem medo de sofrer a s consequencias da hostilidade das lideranças eclesiásticas. Se Jesus, e os dicipulos sofreram por pregar o evangélho, quem somos nós de questionar o pouquinho que passamos??? Sejamos como Pedro e Barnabé que alegraram-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. (Atos 5:41)


Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

2 Timóteo 4:1-5


"A verdade dói, mas liberta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.