I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Marketing Multinível e Evangélho da Prosperidade

    
       Por volta de 1990 um parente meu recebeu uma proposta, proposta essa que faz qualquer um vislumbrar um futuro brilhante e próspero, capaz de convencer até aos mais pessimistas. Vi em seus olhos um entusiasmo incrível e a medida que ele comentava, eu ainda um adolescente ia percebendo do que se tratava, e assim tive as primeiras informações sobre Marketing de Rede ou Marketing Multinível. Um negócio que move bilhões com o suor do trabalho alheio. Diga o contrário se puder, nunca vi ninguém que eu realmente conheça sequer sair da base da pirâmide.

         Passados mais de vinte anos e vendo um número cada vez maior de pessoas entrando de cabeça nesse negócio, que a princípio se parece próspero pra qualquer um que queira, independente de raça, credo ou classe social, resolvi fazer um comparativo com a famigerada teologia da prosperidade.
Tudo começa com um convite a participar de uma reunião, onde somente lá você saberá do que se trata. Em um lugar bonito e confortável você ouve relatos mirabolantes de homens e mulheres promissores, contando a sua escalada prospera rumo ao sucesso, que para mim é só ficção. São tão convincentes que as pessoas se dispõem a investir em produtos a preços totalmente fora da nossa realidade, na promessa de haver retorno a medida que for indicando outras pessoas.

       Com o passar do tempo os candidatos à prosperidade financeira nota que trabalhou muito, investiu muito em produtos, kits de trabalho, DVDs e etc, palestrou muito, perdeu o tempo precioso com a família e só prosperou aqueles que estão no topo da pirâmide.

Após tentar algumas vezes em novas propostas que só mudam a Razão Social, o resultado é a frustração total, fazendo com que alguns entrem até em depressão devido às perdas e danos causados pela própria ambição, de forma que não consegue mais acreditar em si próprio nem mesmo nos métodos convencionais de conseguir ascensão profissional e consequentemente financeira.

       Todo usurpador aproveita-se da ambição alheia, com uma boa lábia e aparência de bom moço, oferece vantagens irrecusáveis. A exemplo disso posso citar aqueles que já caíram no golpe do bilhete premiado, das supostas promoções de recarga de celular, da oferta de veículos com o preço exageradamente abaixo do mercado? A ganancia deixa cego a ponto de não notar que tais vantagens absurdas são verdadeiras de armadilha.

       Agora pergunto, será apenas uma semelhança com a teologia da prosperidade? Como agem essa raça de víboras?

     A manipulação do seu subconsciente começa com o estudo de suas expressões pra ver se o óbvio nasce. Depois de trabalhar seu emocional vem uma sequencia de apelos para conseguir o objetivo, tirar proveito alheio, que no final vai levar à apostasia.

1º - Sabendo que vivemos em um país onde o desemprego é grande e a maioria da população não tem um salário compatível com as necessidades básicas, te oferecem o que todo ser materialista deseja: Poder aquisitivo.

2º - Te convidam a investir com sua $emente e te convencem que quanto mais você $emear, maior retorno você terá.

3º - Te apresentam pessoas com testemunhos miraculosos que apontam o patamar que você quer chegar.

4º - Te empurram garganta abaixo, textos bíblicos com promessas que foram feitas aos antepassados, normalmente trechos do velho testamento.

5º - Quando você já não tem mais o que investir, te deixam de lado, afinal sua vida está amarrada e o devorador, cortador, migrador etc, está consumindo você e suas primícias.

6º - Depois de tanta ilusão você se torna uma pessoa frustrada, deprimida e descrente das verdadeiras maravilhas que Deus de graça pode fazer por você.

O fruto disso são igrejas lotadas de pessoas interesseiras, materialistas, sem conhecimento bíblico, verdadeiros fantoches, que levantam as mãos, dão glória a Deus, mas seu alvo não é Cristo, e sim benção materiais terrenas, coisas que Ele não prometeu.
E quanto àqueles que os lideram, esses sim prosperam, claro, com a sua $emente, tal qual aos que estão no topo da pirâmide do Marketing Multinível.


Por Marcos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.